Mulheres e Caças as Bruxas - Generalizando
213
post-template-default,single,single-post,postid-213,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Mulheres e Caças as Bruxas

Olá pessoal, o vídeo de hoje é dica de leitura, para você que quer aprender um pouquinho mais sobre desigualdade de gênero.

A dica é a leitura da obra da autora feminista italiana chamada Silvia Federici, o nome do livro é Mulheres e Caça às Bruxas, esse livro, nessa obra, a autora apresenta para gente as raízes históricas de um processo violento de perseguição que aconteceu na Europa, e que tinha como foco principal as mulheres.

Ela vai relacionar esse processo, de perseguição violenta, à nova ordem econômica que estava sendo estabelecida naquele momento. Relaciona esse processo também ao cercamento das terras comunais e ao processo de privatização dessas terras.

Ela apresenta ali na obra, uma série de motivações, que geraram as primeiras denúncias e as primeiras acusações de bruxaria, e como que esse processo deixou marcas na ordem social, uma vez que depois disso as mulheres passaram a ter, de maneira muito fortemente controladas, a sua sexualidade, passaram a ser representadas de maneira pejorativa pela linguagem.

E a autora vai avançar na análise e mostrar para gente que, ainda no século 21, existem sociedades que se organizam por uma lógica ainda comunal, sobretudo sociedades africanas, mas ela mostra também como que essa lógica capitalista e neoliberal, ela vai se apropriando dessa sociedade, que nesse contexto as mulheres, as mulheres mais velhas que detém o controle de terra começam a ser expulsas das suas terras e as mulheres começam a ser perseguidas, neste contexto.

A grande sacada da obra, da Silvia Federici, é nos permitir fazer uma reflexão crítica, de como o capitalismo, neoliberalismo, ele vai aprofundando desigualdades ao longo da história e como que nesse processo de aprofundamento da desigualdade, as mulheres se tornam uma das principais vítimas uma vez que elas se configuram na parte mais fragilizada dessa situação e também se configura na parte mais empobrecida, com menos recursos. 

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado dessa dica de leitura, até o próximo vídeo!

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário