O horror ao feminino no Brasil - parte 2 - Generalizando
1039
post-template-default,single,single-post,postid-1039,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

O horror ao feminino no Brasil – parte 2

O horror ao feminino no Brasil – parte 2

Há pouco mais de dois meses eu escrevia aqui no blog sobre o horror ao feminino no Brasil. O texto tratava dos recentes casos, há época,  de agressão e violência sofridos por mulheres cis  e  trans e como esse histórico se relaciona com o horror ao feminino, visto como menor, utilizável, questionável e consumível.

Mais uma vez, a realidade nos dá mostras de como esse ódio às mulheres e a tudo que a elas se relaciona está vivo, vivíssimo entre nós. O exemplo absurdo da vez foi a visita do economista Marco Heredia Viveros ao gabinete do deputado estadual Jessé Lopes (PSL-SC). Para quem não está “ligando o nome a pessoa”, Marco Viveros é o agressor de Maria da Penha, que tentou assassiná-la por duas vezes em 1983.

A visita, com direito a foto e post nas redes sociais do deputado, teve como objetivo, segundo o próprio político, ouvir a versão do agressor, que foi classificada como, no mínimo, intrigante. Bom, o que parece no mínimo intrigante é um parlamentar, no uso de suas atribuições, dedicar seu tempo em ouvir uma história que já teve sua versão verdadeira comprovada. Afinal, o caso que ganhou repercussão mundial deixou a vítima paraplégica depois de ser alvejada por um tiro nas costas e de quase ser eletrocutada enquanto tomava banho.

A atitude do deputado revela a misoginia enraizada na sociedade brasileira. Ao classificar de intrigante a versão do agressor busca-se desqualificar a vítima e desacreditá-la, ações comumente enfrentadas por mulheres vítimas de violência. Sob o discurso de defesa da família, que é um dos lemas do parlamentar, se relativiza a barbárie e denota um flagrante retrocesso à garantia de uma sociedade livre da violência contra a mulher. Isso é inadmissível, sobretudo em um país que só em 2020 teve, aproximadamente, 17 milhões de mulheres vítimas de violência.

Que não se enganem aqueles que imaginam que o ódio às mulheres perpetrado por uma parcela significativa da sociedade é destinado, exclusivamente, às mulheres feministas. Nessa lógica doentia e preconceituosa, você pode ser a encarnação do modelo “ideal” de mulher definido por eles, mas se em algum momento se não atuar dentro da cartilha do patriarcalismo, sentirá também o julgamento, a humilhação e outros tantos tipos de violência.

Classificar como intrigante a versão do acusado e condenado de tentar, por duas vezes, assassinar a ex-mulher é um absurdo sem tamanho. Buscar argumentos para defender a atitude do parlamentar é ser desonesto com toda a trajetória de luta da vítima, que buscou justiça por 19 anos e 6 meses e se tornou um símbolo do combate à violência contra a mulher. Inclusive, dando nome à Lei n. 11. 340 sancionada em 07 de agosto de 2006,  que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é uma das mais eficientes do mundo.

Em um país onde se mata mulheres como se mata baratas, a atitude do deputado em nada contribui para a diminuição dessa violência. Pelo contrário, vulgariza as mortes e as agressões e ofende os familiares que perderam suas mães, irmãs e filhas para o machismo nosso de todo o dia. Não devemos, de jeito nenhum, minimizar a gravidade dessas atitudes e muito menos, naturalizá-las.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

6 Comentários
  • Avatar
    Angélica Lira
    Publicado em 12:25h, 02 setembro Responder

    Mais um texto excelente, Marusa. Esse tipo de atitude de um parlamentar realmente não deve ser ignorada.

    • Marusa Silva
      Marusa Silva
      Publicado em 17:07h, 16 setembro Responder

      Angélica, não podemos nos calar.

  • Avatar
    Graciete
    Publicado em 12:27h, 02 setembro Responder

    É uma pena vermos um retrocesso como esse. Ainda temos um longo caminho de conscientização e desconstrução da violência contra a mulher!

    • Marusa Silva
      Marusa Silva
      Publicado em 17:06h, 16 setembro Responder

      É verdade, Graciete. O caminho é longo…

  • Avatar
    Larissa
    Publicado em 16:57h, 16 setembro Responder

    Revoltante. É um descaso, é querer minimizar, desacreditar mulheres vítimas de violência. Estamos sempre tão expostas perante essa sociedade misógina… É um medo constante.

    • Marusa Silva
      Marusa Silva
      Publicado em 17:05h, 16 setembro Responder

      Larissa, você expressou muito bem o sentimento, é um medo constante.

Publicar um comentário