O quartinho da empregada é o calabouço do palácio - Generalizando
1205
post-template-default,single,single-post,postid-1205,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

O quartinho da empregada é o calabouço do palácio

O quartinho da empregada é o calabouço do palácio

Deveria ser motivo de espanto a persistência da utilização, por parte de famílias de classe média, do famigerado quartinho de empregada. Não se trata aqui dos variados usos que esse cômodo, geralmente apertado e mal iluminado, poderia ter como por exemplo, servir de depósito de materiais variados. O uso a que me refiro é a sua ocupação pela empregada doméstica que ainda dorme no trabalho.

Na pesquisa realizada por mim, nos anos de 2018 e 2019, com babás que atuavam no bairro do Leblon, área valorizada da zona sul do Rio de Janeiro, foi possível verificar que ainda é muito comum a contratação de empregadas/babás que passam a semana toda no trabalho, tendo direito de voltar para sua residência no fim de semana.Essas mulheres que cuidam dos filhos dos outros dormem, geralmente, em espaços apertados e anexados a àrea de serviço dos apartamentos e casas de seus empregadores.

Essas relações trabalhistas ainda são permeadas da percepção do servilismo, característico da sociedade escravagista brasileira, onde a presença de uma mulher, geralmente negra, para cuidar dos afazeres domésticos e do trabalho de cuidado, é lugar comum nas residências das famílias mais abastadas.

Os hábitos e costumes da sociedade brasileira têm sido levados para outras realidades. Portugal, que foi nosso colonizador, trouxe à época dessa empreitada, os costumes da corte e está agora sendo influenciado pelos costumes brasileiros. Com a presença cada vez mais significativa de brasileiros no país, os empreendedores portugueses, não têm nem discutido as questões culturais e/ou éticas e estão incorporando nas novas construções o famoso quartinho de empregada. Uma forma de agradar aos novos clientes que levaram consigo a necessidade de contratar uma empregada que durma no trabalho.

Em Portugal o trabalho doméstico é regulamentado, mas de forma diferente do que acontece em terras brasileiras. Com menos horas trabalhadas e salários melhores até pouco tempo, as construções não previam nas plantas o quartinho de empregada ou, como também é chamado por lá, os cômodos de serviço. Essa demanda retornou após a presença mais constante de brasileiros, uma vez que não é comum naquele país esse tipo de arranjos trabalhistas onde a presença da empregada doméstica é exigida em tempo integral.

Nossa origem, colonial e racista, guarda resquícios nas mais diferentes formas, inclusive na nossa arquitetura. Uma dinâmica social que não é nova, que se mantém quase inalterada no contexto contemporâneo, onde privilégios de classe e o racismo desempenham papel fundamental.

O quartinho da empregada é um símbolo de como essas relações trabalhistas, mesmo tendo experimentado um avanço legislativo, ainda permanecem envoltos a uma lógica escravagista. Simboliza a dependência que as famílias brasileiras possuem em relação à empregada doméstica que deve estar integralmente dedicada aos cuidados com a família empregadora. E, mesmo assim, essas mulheres experimentam condições degradantes sendo “depositadas” em cômodos que não permitem o mínimo de conforto e privacidade.

O trabalho doméstico é a síntese das desigualdades que continuamos vivendo no Brasil.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário