O que é Gaslighting? - Generalizando
1138
post-template-default,single,single-post,postid-1138,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

O que é Gaslighting?

O que é Gaslighting?

Gaslighting é uma forma de manipulação cometida por um parceiro para criar insegurança e medo no outro. Em situações como essa, informações são omitidas, distorcidas ou criadas para sustentar o abuso psicológico.

As vítimas dessa prática apresentam tendência de duvidar de si mesmas e de se responsabilizar pelos problemas e o fracasso do relacionamento. Em casos severos, a própria saúde mental pode ficar muito comprometida.

Essa prática pode ser realizada tanto por homens como por mulheres, pode estar presente em relações de trabalho, amizade e familiar, no entanto quando ocorre dentro de um relacionamento heteressexual, tende a ser predominante entre os homens. O motivo dessa predominância é o machismo existente na nossa sociedade.

O termo que se refere a um tipo de violência, teve inspiração no filme Gaslight, uma produção de 1944, que retrata a violência machista psicológica. A partir da história de um casal, a película trata da prática manipuladora de um marido sobre sua mulher. Com sutileza,  ele a convence de que está imaginando coisas fazendo-a duvidar de sua própria conduta.

Esse é o tipo de violência, um tipo de abuso psicológico onde o abusador altera a percepção da realidade da vítima. “Você está louca”, “isso é coisa da sua cabeça”, “está vendo coisas” são exemplos de expressões presentes nesse tipo de ato abusivo. Geralmente a vítima tem grande dificuldade de identificar e denunciar essa violência.

O abuso gaslighting é uma forma de violência muito perversa, pois é contínua e se mantém a partir de assédio cotidiano. Sútil, indireto, repetitivo, essa prática gera dúvidas e confusão fazendo com que as vítimas sintam-se culpadas pelos atos dos abusadores.

Essa prática é um tipo de violência psicológica e muitas mulheres são vítimas. Apesar de quase nunca exigir o uso da violência explícita, ela é responsável por cenários muito graves.

Ainda temos a tendência de considerar violência somente os atos explícitos como bater, socar, chutar, etc., por isso a gaslighting é quase imperceptível. Precisamos atentar para as ações que menosprezam, invalidam e humilham o indivíduo de forma constante, porque isso também é violência!  Nomear esse tipo de dor vivenciada por muitas mulheres é um importante passo para identificar e buscar ajuda e superação desse quadro.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário