Os impactos da pandemia na igualdade de gênero - Generalizando
1149
post-template-default,single,single-post,postid-1149,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Os impactos da pandemia na igualdade de gênero

Os impactos da pandemia na igualdade de gênero

O periódico The Lancet, publicou nesta última quarta-feira (03/03), os resultados de um estudo que aponta para os efeitos severos da pandemia de COVID-19 sobre as mulheres.

De acordo com a pesquisa, as mulheres tiveram taxas mais altas de perda de emprego, 26% para elas e 20% para os homens. Além do desemprego, o abandono escolar esteve mais presente na vida das mulheres durante o período da pandemia. Para elas, a propensão de deixar os estudos era de 1,23 vezes mais comparada aos homens. 

Ainda consta, no estudo publicado pelo citado periódico, o aumento significativo nos casos de violência doméstica e de gênero no período pandêmico. O que esses dados refletem? Uma relação intrínseca entre crises econômicas e sanitárias e os efeitos, a longo prazo, sobre os mais vulneráveis. Enfatizando também, a necessidade de intervenções objetivas no sentido de mitigar os efeitos dessas crises e/ou evitar o recuo nas conquistas por igualdade e dignidade, sobretudo a de gênero.

A pesquisa, que conta com dados de 193 países e que considerou o período de março de 2020 a setembro de 2021, demonstra que a desigualdade de gênero é afetada indiretamente pelos efeitos à saúde causados pela pandemia, além dos efeitos nas questões sociais e econômicas, de maneira sistemática. Torna-se claro com isso que a pandemia exacerbou as disparidades sociais, em vez de criar novas desigualdades.

Grupos étnicos minoritários, imigrantes e mulheres em situação de pobreza estão entre os mais severamente afetados pela pandemia. Uma vez que, são esses indivíduos que ocupam, em sua maioria, os postos menos valorizados e o trabalho precário.  Além disso, as normas sociais de gênero em muitos países atribuem responsabilidades domésticas e de cuidados aos filhos preferencialmente às mulheres. Com isso, seu tempo e sua capacidade de se envolver no trabalho remunerado ficam reduzidos. Em tempos de alta do desemprego, a dificuldade de se colocar no mercado de trabalho é ainda maior no caso dessas mulheres.

Esse estudo atual das condições de gênero no mundo pandêmico alerta, em primeiro lugar, para o aprofundamento das desigualdades em contexto de crise. Em segundo lugar, para a necessidade de intervenções rápidas que busquem evitar retrocesso de conquistas históricas. 

Conquistamos a duras penas a igualdade de gênero, em alguns contextos esse debate está mais avançado do que em outros. Apesar disso, essa igualdade é constantemente solapada por medidas, comportamentos e políticas que são, claramente, contrárias a esse avanço. 

A sociedade se encontra em um momento crucial onde o investimento no empoderamento de meninas e mulheres é extremamente necessário para garantir que o progresso em direção à igualdade de gênero não seja interrompido ou revertido. Precisamos estar alertas para que as consequências sociais e econômicas da pandemia não continuem na era pós-covid.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário