Para que serve o feminismo? - Parte 2 - Generalizando
1134
post-template-default,single,single-post,postid-1134,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Para que serve o feminismo? – Parte 2

Para que serve o feminismo? – Parte 2

Ainda há quem se pergunte para que serve o feminismo e algumas das razões para esse questionamento está no entendimento de que as lutas engendradas por mulheres, de várias gerações, não geraram efeitos concretos. Afinal, milhares de mulheres ao redor do mundo vivem situações de extrema desigualdade e violência. As mais pobres, negras, periféricas, indígenas, imigrantes e tantas outras, têm marcado nos seus corpos os sinais da misoginia, do machismo, do sexismo…

O cenário da desigualdade e da violência é real. Apesar das múltiplas pautas defendidas pelo movimento ao longo de sua história ainda vemos uma distância, em alguns contextos maior e em outros menor, da possibilidade real de igualdade entre homens e mulheres.

De todo modo, é importante que se observe que apesar da desigualdade entre os gêneros ser, de acordo com Lener (1986) a mais antiga das desigualdades, o movimento feminista com sua múltipla agenda têm logrado, historicamente, ganhos importantes para as mulheres ao redor do mundo.

A dita primeira onda do movimento, representada pelas suffragettes, reivindicava direitos políticos, que só foram efetivados de fato em 1918 e que não dizia respeito a todas as mulheres.

Quando olhamos para a história do movimento feminista, nos deparamos com pautas reivindicatórias que com o passar do tempo ficaram mais complexas e amplas, com o intuito de abarcar todas as possibilidades de ser mulher que temos na sociedade. É fato que muito ainda precisa ser concretizado, que estamos longe de ter paridade real entre homens e mulheres na política, por exemplo, que ainda precisamos lutar por tratamento igual no mercado de trabalho e pelo fim da violência de gênero. Mas, é fato também que não podemos e nem devemos jogar fora todo o esforço e energia despendidos por mulheres corajosas que lutaram, cada uma de sua forma e orientadas pela sua realidade social, pelo reconhecimento de direitos e oportunidades para as mulheres.

Toda vez que me perguntam para que serve o feminismo eu digo que serve para reflexão e para prática da igualdade entre os gêneros. O feminismo é uma reflexão porque nos faz pensar sobre comportamentos naturalizados na sociedade e que servem ao reforço da desigualdade. Então ele nos ajuda a conhecer, identificar, estranhar, questionar, ações essas que são, ao meu ver, passos fundamentais para a transformação da realidade social.

Mas, o feminismo também é prática, é ação, é mão na massa. A partir da conscientização e por meio da luta coletiva, vamos construir uma nova história, uma nova realidade para as mulheres.

Durante muito tempo, esse movimento foi vendido como algo que deveria ser atacado e combatido, as feministas como mulheres infelizes e perigosas, que odeiam os homens e querem destruir a família. Ora, todas essas bobagens só servem para nos mostrar como o feminismo é necessário. O ataque às suas pautas e agentes revelam a existência enraizada da cultura machista que causa tanto estrago para as relações sociais entre homens e mulheres.

Se o que o movimento tem em comum em suas inúmeras vertentes é a busca pela igualdade, muito provavelmente você que está lendo esse texto e que acredita que devemos viver em uma sociedade onde haja igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres, é também feminista.

Se posso me expressar aqui e se outras mulheres ao redor do mundo também podem se expressar é porque muitas outras colocaram a cara a tapa para que isso se tornasse real, ao menos em algumas partes desse mundão.

Por tantas mudanças, por tantas conquistas, pela consciência de mim e, apesar de reconhecer que a luta ainda é dura, eu sou feminista!

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário