O Mito da maternidade - Generalizando
187
post-template-default,single,single-post,postid-187,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

O Mito da maternidade

A tristeza escondida atrás do mito da maternidade: por que quase nunca perguntamos se as mães estão bem? 

 

A fala emocionada da duquesa Meghan Markle, ao ser perguntada (para a produção de um documentário inglês sobre a vida da família real), como estava se sentido, como mãe de primeira viagem, trouxe à tona uma questão delicada. À pergunta a duquesa respondeu bastante comovida que, ultimamente as pessoas não têm perguntado como ela está. A resposta em tom de desabafo vai ao encontro do quanto a sociedade espera que as recentes mães estejam e sintam-se felizes e realizadas. Após o nascimento de um bebê quase não nos importamos com ela, a mãe, a não ser para convencê-la de que aquele momento deve ser encarado como a completude da vida de uma mulher. Na verdade, é como se soubéssemos que a mãe está feliz porque é assim que deve ser.

A maternidade e os mitos que a envolvem não são nem de longe e, nem para todas as mulheres, o momento de extrema felicidade que a sociedade reproduz. Muitas mães, durante o puerpério, sentem-se inseguras, frágeis e sozinhas. Precisam de atenção e de cuidado e mais, precisam saber que isso é normal.

O fato de não se sentir complemente realizada e feliz após o nascimento de um filho não significa que você é uma péssima mãe ou um ser humano deplorável. Significa apenas que esse é um período de muitas mudanças, que precisa ser digerido e que isso leva tempo.

O peso dado à maternidade em nossa sociedade e também, à mulher como principal responsável pelos cuidados e criação com os filhos, mina a autoconfiança e a felicidade de muitas mães. Como já pontuava Bandinter (1971), o mito do amor materno é um fenômeno que colocam sobre nossos ombros e nem sempre estamos dispostos e preparados para carrega-lo.

Com isso, aquelas que sofrem durante o puerpério, que sentem uma tristeza e insegurança profundas, que desenvolvem depressão pós-parto, são julgadas como mulheres más ou melindrosas. Afinal, como pode estar infeliz com o nascimento de um filho? Àquelas que optam por não tê-los são consideradas egoístas e perdem, de fato, a patente de mulher.

Toda essa lógica reproduz uma relação de extrema violência, simbólica e psicológica, que é preciso desconstruir. As mulheres, por mais que tenham desejado e planejado ser mães, podem sim se sentir frágeis, inseguras e não realizadas após o nascimento do bebê. E isso é normal. Enquanto reproduzirmos essa lógica do amor materno sem limites e com base essencialista, não importa que sejamos duquesas ou plebeias, todas nós nos sentiremos inseguras, tristes, sozinhas e culpadas.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário