Uma nova república surgiu e ela é feminina e negra - Generalizando
1098
post-template-default,single,single-post,postid-1098,single-format-standard,bridge-core-2.0.9,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Uma nova república surgiu e ela é feminina e negra

Uma nova república surgiu e ela é feminina e negra

No último dia do mês de novembro, dedicado à consciência negra no Brasil, uma interessante e potente notícia veio de fora, mais especificamente de um país insular nas pequenas Antilhas das Índias Ocidentais, Barbados.

A colônia britânica do Caribe conquistou sua independência em 30 de novembro de 1966, mas permaneceu membro da Commonwealth (Comunidade das Nações). À época o regime escolhido foi a monarquia parlamentar e constitucional e Elizabeth II continuou como chefe de Estado da chamada jóia da coroa britânica. Após 55 anos da independência, no mesmo dia 30 de novembro, em 2021, surgiu a mais jovem república do mundo.

O evento que marcou a mudança contou com a presença do príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica e os discursos tiveram a tônica da pacificação e harmonia, buscando a todo custo evitar o confronto direto com a rainha de 95 anos.

Entretanto, para muitos ativistas e lideranças locais, os barbadianos não devem se esquecer de toda a violência histórica perpetrada contra eles pela coroa britânica, bem como dos inúmeros benefícios, vantagens e riquezas que o contexto de dominação garantiu à família real.

Na carona do movimento global Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), novos impulsos foram dados às demandas de compensação econômica que muitas associações e políticos encaminharam ao Reino Unido.

Barbados foi o lugar que recebeu milhares de africanos, estima-se que cerca de 600.000 pessoas das 12 milhões retiradas à força da sua terra e de suas famílias, chegaram ao território. Esses indivíduos trabalhavam nas plantações de fumo e de cana-de-açúcar, produtos de alto valor no mercado europeu nesse contexto, gerando lucros significativos para a coroa britânica. Lucros esses, que só eram possíveis, com  a manutenção da dinâmica violenta da escravidão.

Agora, a jovem república tem Sandra Mason, advogada, juíza e até agora governadora-geral de Barbados,  como a primeira presidenta. Dois terços dos parlamentares da câmara alta e baixa do país a elegeram em outubro de 2020. De acordo com Mason, os barbadianos querem seus compatriotas como chefes de Estado.

Além da compensação econômica, os barbadianos exigem desculpas e ajuda concreta, considerando que a reparação é necessária e fundamental para a construção de uma sociedade. Apesar do príncipe herdeiro ter reconhecido publicamente, em Gana em 2018, que o papel do seu país na escravidão foi uma atrocidade, não admitiu as vantagens e benefícios que a família real obteve com o sistema escravista. Muitos ativistas, dentre eles muitas mulheres, buscam essa reparação como importante passo para a construção de uma “outra história”.

Algumas das importantes empresas britânicas, que se beneficiaram com a exploração do país, já sinalizaram formas de compensação. É o caso da seguradora Lloyd’s e da cervejaria Greene King, cujos fundadores eram proprietários de extensas plantações no Caribe.

A assistência financeira deverá ser direcionada para projetos que promovem a diversidade e a inclusão. Em meio as fissuras sócio-políticas e as incertezas dos tempos atuais, muitas mulheres barbadianas, militantes, advogadas, políticas, professoras sinalizam para a necessidade de criar um novo futuro. Os saberes e fazeres dessas mulheres abrigam valores civilizatórios seculares marcados pela multiplicidade histórica e social, também por noções de fortalecimento mútuo e da consciência sobre as engrenagens coloniais do passado e do presente.

Por tudo isso a luta, que é histórica, deve continuar. É preciso lutar para dignificar e recuperar tudo o que foi perdido. Quando se tem consciência de como uma cultura é infinitamente sábia e diversa, o poder retorna e se encarna em cada homem  e em cada mulher.

Marusa Silva

Marusa Silva

Doutora em Sociologia Política, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre desigualdade de gênero e integrante do Atelier de estudos de gênero da Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ

Ainda não há comentários, seja o primeiro

Publicar um comentário